“Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá” – Deuteronômio 5:16
“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor” – Colossenses 3:20
Na cadeia de comando, ou melhor, no governo de Deus sobre a família, cada componente tem as suas responsabilidades. Ao homem é atribuído amar a sua esposa, como Cristo amou a Igreja. Cabe a ele, portanto além de ama-la, protegê-la, e administrar o seu lar, pois o marido e pai é o principal provedor de sua família, é o sacerdote em seu lar. A esposa, por sua vez é a sua parceira para ajudá-lo. A seguir vêm os filhos e estes devem reconhecer a autoridade de seus pais sobre suas vidas e obedecê-los.
Eu sei que estar debaixo de autoridade em algumas situações é tremendamente complicado, porém no caso da família, se o filho não souber receber ordens de seus genitores, dificilmente saberá exercer situações de comando no futuro, em relação aos seus próprios filhos. É incrível como o desrespeito pelos pais atingem níveis de consequências tremendas. É só abrir as páginas dos jornais, ou ficarmos alguns minutos diante de um noticiário da TV, para sentirmos de perto a gravidade do problema. São inúmeros casos de violência no seio da família, principalmente filhos brigando ou até tirando a vida de seus pais. São meninos e meninas, adolescentes, jovens que se enveredam para o mundo das drogas e que fazem de seus pais, seus principais inimigos.
Estamos vivendo dias maus profetizado pelo próprio Jesus Cristo. Ele nos afirma em sua Palavra. Que em nossos dias estaríamos presenciando uma guerra na família sem precedentes. É bem certo que uma parte da responsabilidade está com os pais, que não exercem a na maioria das vezes uma autoridade responsável e dinâmica, em relação aos seus filhos, quando estes ainda são pequenos. A criança cresce, muitas vezes. em meio de gritarias, palavrões, desrespeito, em meio a cobranças e maus tratos, do que debaixo de disciplina e instrução na Palavra de Deus. Quando chegam à fase da adolescência, resolvem sair de casa, escolhendo o caminho da marginalidade.
O que devemos observar, é que independentemente do tipo de criação, os pais devem ser respeitados e honrados pelos seus filhos. A Bíblia nos diz que devemos honrar os nossos pais, porque é um mandamento. É uma ordem direta e clara, da parte de Deus. A não observância da Palavra implica em consequências tristes para o (a) filho (a) desobediente.
Que consequências são estas?
Quando os filhos são desobedientes aos seus pais, eles ficam totalmente desprotegidos, quanto às promessas de Deus, no que diz respeito a sua integridade física, moral, emocional e espiritual. Os filhos que desobedecem a seus pais, os seus dias são abreviados na terra. Em outras palavras, os filhos que desobedecem aos seus pais vivem pouco. São inúmeros casos registrados em delegacias de polícia espalhados pelo Brasil e no mundo de tragédias na família decorridos da desobediência por parte dos filhos.
Se você é filho e está lendo este artigo, eu gostaria de ter a liberdade de passar pra você algumas dicas, de como melhorar o relacionamento com os seus pais.
1.Ouça sempre a voz da experiência.
Isto quer dizer que na estrada da vida que você está percorrendo, os seus pais já passaram por ela e eles sabem melhor do que você dos perigos da mesma. Pode acreditar, eles sabem com detalhes o caminho que lhe trará segurança. Ouví-los é sinal de maturidade, é sinal de que você está se tornando uma pessoa sábia.
Veja o que a Bíblia nos diz a respeito:
Provérbios 6:20 – Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe.
Provérbios 17:6 – Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais.
2.Nunca, em hipótese nenhuma, levante a voz, desrespeite ou desonre os seus pais.
Tenha sempre uma atitude de humildade, de respeito, de tolerância, principalmente se seus pais ainda não entregaram as suas vidas ao Senhor Jesus Cristo. O seu testemunho cristão deve ficar sempre em evidência na família.
3.O diálogo é o melhor caminho
Entenda que por você ser ainda um adolescente ou jovem, muitas mudanças estão acontecendo em sua vida, em sua mente, principalmente em suas emoções e em sua maneira de ver as coisas; Enquanto que os seus pais já não estão tão abertos para novas mudanças. O diálogo é a melhor opção. Para isto, procure conversar mais com seus pais. Tome a iniciativa, não espere partir deles a comunicação. Você verá que o entendimento será mais agradável e a harmonia e paz reinará em seu lar.
4.Você é especial para os seus pais.
Lembre-se: por mais difícil que seja o relacionamento entre você e seus pais, eles querem que o melhor aconteça em sua vida, porque eles o(a) ama e algumas vezes não sabe muito bem expressar este amor. Tente ver os desafios no relacionamento, na ótica de seus pais, pois aí você sentirá um pouco que a vida não é feita só de alegrias e bons momentos, mas também de tristezas e traumas que precisam ser tratados a luz da presença de Deus.
5.Peça perdão sempre que errar contra eles.
Você nunca deverá conciliar o seu sono a noite, deixando o seu pai ou a sua mãe magoados. O perdão ainda é o melhor remédio para curar e cicatrizar as feridas.
6.Diga pra Deus, que de hoje em diante você vai procurar ser um filho obediente e temente ao Senhor.
A obediência aos seus pais com certeza formará em você um caráter especial e Deus estará sempre contigo em sua caminhada. Você pode ter todas as razões do mundo para odiar os seus pais. Quem sabe você foi maltratado(a) ou até mesmo violentado(a) por seus pais em seu corpo, em sua alma, em sua mente. Deus o(a) ama e entende a sua dor, os seus sofrimentos, os seus traumas emocionais e quer libertá-lo(a) totalmente; porém um detalhe você não pode e nem deve se esquecer: Segundo a Bíblia que a Palavra de Deus, a vingança não pertence a você, pertence somente a Deus. Deixe que a justiça de Deus trate desta situação. A justiça dos homens dará o seu parecer, mas eu não gostaria de ficar na pele de um pai ou mãe que comente tal barbaridade, quando julgado e condenado pelo próprio Deus.
O que você tem a fazer é encher o seu coração de esperança, e fé e olhar para o futuro. Tirar toda a mágoa, o rancor do coração. Você não poderá fazer isto sozinho(a). Sozinho você não conseguirá se libertar. Jesus Cristo precisa estar dentro de você, curando todas as suas feridas, traumas, mas para isto você deve permitir a participação Dele (Jesus) em sua vida.
Conclusão:
Como está o seu relacionamento com os seus pais? Como é que você gostaria que eles lhe tratasse? A Bíblia faz uma declaração interessante: “Se for possível, quando depender de vós, tende paz com todos os homens”. (Romanos 12:18) Você está disposto a levantar a bandeira da paz? Você está disposto a caminhar na direção de seus pais, abraçá-los e pedir perdão e mudar para melhor a sua vida? O quinto mandamento diz: “Honra o teu pai e a tua mãe, como o Senhor te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá”. (Deuteronômio 5:16)
O Senhor quer que você viva nesta terra feliz e abençoado, honrando, respeitando e acatando as orientações daqueles que Deus colocou em sua vida para ajudá-lo(a), seus pais.
Pr. Nélson Gouvêa