ESTÁ TUDO ERRADO

ESTÁ TUDO ERRADO

“Seja ela boa, seja ela má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos, para que nos suceda bem, obedecendo à voz do Senhor nosso Deus.” Jeremias 42:6

Durante o período em que fui aluno do Seminário Evangélico Betânia, na cidade de Coronel Fabriciano-MG, fiz parte de um grupo musical chamado Vida Abundante. Tenho muitas lembranças daquele período, mas existe um episódio que ficou marcado em minha memória e que, muitos anos depois, continua me ensinando uma importante lição sobre obediência e correção.

Nosso líder, Pr. Patrick Dugan, havia dado uma orientação muito clara ao grupo. Precisávamos nos preparar espiritualmente e organizar os equipamentos de som no caminhão, pois naquela noite ministraríamos em uma Igreja Batista na cidade de Nova Era – Minas Gerais. Não sei exatamente de quem partiu a ideia, mas o fato é que fizemos tudo rapidamente. Colocamos os equipamentos no caminhão e, em vez de continuarmos nos preparando espiritualmente como havia sido orientado, resolvemos correr para o campinho do seminário para jogar futebol. Estávamos alegres, brincando e nos divertindo. Naquele dia, eu estava jogando como goleiro. Foi quando, de repente, percebi um vulto passando atrás de mim. Era o nosso líder, Pr. Patrick Dugan. Sua voz foi bem firme quando disse esta frase que nunca mais esqueci: “Está tudo errado!” Naquele instante, compreendi exatamente o que ele queria dizer. Nós havíamos recebido uma orientação, mas decidimos fazer as coisas do nosso jeito. Não havíamos compreendido que a preparação para aquela ministração não envolvia apenas equipamentos e logística, mas também preparação espiritual. Minha reação foi imediata. Olhei para o meu time e gritei: “Encontrem outro goleiro! Estou fora!” A brincadeira acabou naquele momento.

Hoje, quando me lembro daquela situação, percebo que aquela pequena experiência contém uma grande lição para a nossa caminhada com Deus. Quantas vezes o Senhor nos mostra o caminho, mas insistimos em fazer as coisas à nossa maneira? Quantas vezes sabemos o que devemos fazer, mas escolhemos aquilo que é mais conveniente? Quantas vezes Deus coloca alguém em nosso caminho para nos aconselhar, orientar ou corrigir, mas não queremos ouvir? A Bíblia nos ensina que a obediência não deve depender daquilo que achamos mais agradável. O povo de Israel declarou: “Seja ela boa, seja ela má, à voz do Senhor nosso Deus, a quem te enviamos, obedeceremos.” Jeremias 42:6 Essa deveria ser também a nossa atitude. “Senhor, seja fácil ou difícil, seja agradável ou desconfortável, eu quero obedecer à Tua voz.” A correção nem sempre é agradável, mas pode ser necessária. Provérbios declara: “Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.” Provérbios 3:12

Quando Deus nos mostra que alguma coisa está errada, não devemos imediatamente justificar nossas atitudes ou procurar culpados. Precisamos parar e perguntar: “Senhor, o que Tu queres me ensinar com isso?” Deus pode usar Sua Palavra, o Espírito Santo, nossos líderes, familiares ou até circunstâncias da vida para nos despertar e mostrar que estamos seguindo uma direção equivocada. O importante é termos humildade para reconhecer.

Talvez hoje Deus esteja dizendo alguma coisa a você: “Está tudo errado.” Ou a maneira como você está tratando alguém. Possivelmente uma decisão que está prestes a tomar, ou mesmo um comportamento que precisa ser abandonado. Talvez seja uma área da sua vida que você sabe que precisa colocar novamente nas mãos de Deus. Não ignore a voz do Senhor. Pare. Reavalie. Corrija o caminho e obedeça. A Bíblia declara: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.” Isaías 1:19

Obedecer a Deus não significa que nunca enfrentaremos dificuldades. Significa escolher viver debaixo da Sua direção, confiando que Seus caminhos são melhores do que os nossos. Que tenhamos humildade para ouvir quando Deus disser: “Está tudo errado”. E, quando Ele falar, que tenhamos coragem para responder: “Senhor, eu reconheço. Perdoa-me, corrige-me e ajuda-me a fazer o que é certo.”

Que neste dia nossos ouvidos estejam atentos à voz do Senhor e nosso coração disposto a obedecer.

Deus lhe abençoe em família!

Compartilhe

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *