O significado da palavra inimizade é bem forte quando consultamos o dicionário. Inimizade é o mesmo que ódio de inimigo, hostilidade, aversão por uma pessoa ou pessoas de nossa relação ou não.
O livro de provérbios em 6:14 diz que: – … O coração está cheio de maldade, maquina o mal o tempo todo, semeia inimizade. O livro de Salmos 5:9 diz: Porque não há sinceridade nos lábios deles; no íntimo só pensam em destruição, a garganta deles é um túmulo aberto; com a língua criam inimizades.
A inimizade também está relacionada em Gálatas 5:19-21 – As obras da carne são evidentes, a saber: imoralidade, impureza e indecência; idolatria e feitiçaria; inimizades, rivalidades e ciúmes; ira, ambição egoísta, discórdias, partidarismo e inveja; bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas, contra as quais vos previno, como já vos preveni antes: Os que as praticam não herdarão o Reino de Deus.
Na verdade quero lhe chamar atenção para um fator importantíssimo, ou seja, a prática da inimizade na família. Pessoas do mesmo sangue, familiares de um modo geral, como pai, mãe, avó, avô, irmão, tio, primo, cunhado, sobrinho, etc, que cultivam no coração sentimentos que pode matar aos poucos o relacionamento, ocasionando o distanciamento, falta de carinho, falta de perdão e amor. O texto de Gálatas é claro: “Os que praticam a inimizade não herdarão o Reino de Deus”.
O que fazer então com a informação que você está recebendo neste momento, da Palavra de Deus?
1. Identificar qual pessoa de sua família, que você nutre o sentimento de inimizade.
2. Procurá-la para pedir perdão.
3. Ter atitudes saudáveis e diferenciadas de agora em diante com esta pessoa.
Não é difícil saber se você está com inimizade com alguém de sua família? Se você pensou em uma pessoa tendo um sentimento estranho enquanto lê este texto, você já sabe o que precisa fazer.
Deus abençoe as suas decisões neste dia.
Pr. Nélson Gouvêa