Faltar com o respeito com quem quer que seja, indica desvalorizar, depreciar o ser humano na sua essência, principalmente quando esta pessoa é o seu cônjuge. Complexos de inferioridade poderão surgir devido a autoestima ter sido afetada. Se faltar o respeito em um relacionamento, faltará tudo.
O respeito começa quando se reconhece o caráter, a personalidade, as diferenças do seu cônjuge, observando-se mais as qualidades do que os defeitos. Precisamos aprender a conviver também com as incoerências do outro; O respeito começa por ai.
O apóstolo Paulo em Efésios 5:22-33 nos fala da responsabilidade do casal revelando-nos que se o marido quiser que a sua esposa ande em sua visão, sua direção e missão (submissão) ele precisa aprender a respeitá-la em sua individualidade, amando-a incondicionalmente como Cristo amou a sua esposa (a sua Igreja) Do mesmo modo, a esposa recebendo carinho e amor incondicional de seu marido, deverá tratá-lo com respeito, honra e dignidade.
A melhor maneira de se ter um bom relacionamento conjugal é valorizar diariamente o seu parceiro (a), pedindo a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para praticar o amor Ágape (O amor de Deus que é derramado nos corações)
Que tal exercitar no dia de hoje este amor com ações positivas que leve ao amadurecimento e fortalecimento do seu relacionamento conjugal? Tenha criatividade e surpreenda o seu cônjuge.
Deus abençoe o seu relacionamento conjugal.
Pr. Nélson Gouvêa
www.ministeriocomfamilias.com.br